Nossa história

A história de Itajubá guarda estreita relação com a maçonaria. A cidade foi fundada em 19 de março de 1819, com raízes indígenas e religiosas, e cresceu como uma cidade próspera e tipicamente sul-mineira.

A maçonaria teve papel importante, com destaque para a Loja Deus e Humanidade, criada em 04 de Outubro de 1874 sob o número de registro 312 perante ao Grande Oriente do Brasil e liderada por figuras como Frederico Fernandes Schumann.

Essa loja passou por períodos de atividade e inatividade, culminando em fusões e reestruturações, em especial a fusão com a jovem loja Comendador Schumann nº 1.407, fundada em 20 de maio de 1954, que culminou com a criação da Loja Fraternidade Itajubense em 24 de Julho de 1957, que recebeu pelo Grande Oriente do Brasil (GOB) o cadastro de numero 1.466, conforme Ato número 2.516 de 24 de julho de 1957.

A Fraternidade Itajubense permaneceu regular e ativa até 25 de Outubro de 1961 quando e, por desejo dos Maçons Itajubenses que pertenciam ao seu Quadro de Obreiros, teve suas Colunas abatidas e, conforme ato do GOB nº 2.637, e adormeceu para dar lugar em definitivo à Loja Deus e Humanidade, recuperando a identidade de sua fundação em 1874, sob o mesmo número de registro 312, que futuramente tornou-se nº de registro 61 com a filiação desta loja no Grande Oriente de Minas Gerais.

Após mais de 50 anos fora de atividade, em um cenário de união e apoio mútuo em prol da unidade maçônica, a Loja Maçônica Fraternidade Itajubense foi reativada em 18 de Maio 2007, sendo acolhida no próprio templo da Loja Maçônica Deus e Humanidade nº 61, e reforçando laços com sua Loja Mãe.

Essa união simboliza a continuidade dos valores maçônicos e o fortalecimento da instituição na região. Juntas, as lojas perpetuam o legado cultural e histórico da maçonaria em Itajubá, tornando a instituição maior, com contribuições para o progresso e preservação de tradições.

Compartilhe: